O que é o câncer de próstata?

É o crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer). O câncer de próstata geralmente é silencioso e cresce de forma lenta e gradual, sem apresentar sinais durante a vida, nem ameaçar a saúde do homem na maioria das vezes. Nos casos de tipos mais agressivos, ele cresce rapidamente, se espalha por outros órgãos e pode causar até a morte. 

Idade avançada é um fator de risco
Sabe-se que como acontece com outras doenças, a idade é um fator de risco para o câncer de próstata. A incidência e a mortalidade aumentam após os 50 anos. No Brasil, 90% dos casos são identificados em homens com mais de 55 anos. 
Histórico familiar
Homens que tem pai ou irmãos que já tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos também têm chance maior de desenvolver a doença.
Sobrepeso ou obesidade

Estudos mostram que estar acima do peso aumenta o risco de desenvolver o câncer de próstata. 

SINTOMAS

Ao sentir alguns desses sintomas, é recomendado que o homem procure a unidade de saúde para verificação com o médico especialista.  
-dor óssea
-dores ao urinar
-vontade frequente de ir ao banheiro para urinar
-presença de sangue na urina e/ou no sêmen
Estes sintomas também podem indicar doenças benignas da próstata como a hiperplasia benigna da próstata – aumento benigno da próstata que que afeta mais da metade dos homens como mais de 50 anos e a prostatite – inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias. 
Prevenção
Além do exame de próstata precoce, essencial para a identificação da doença, alguns hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção também de outras doenças, além do câncer de próstata. Confira.

Manter bons hábitos alimentares 

Já foi comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, podem ajudar na prevenção de diversas doenças, inclusive do câncer de próstata. 
Praticar exercícios físicos regularmente 
A prática de exercícios físicos é praticamente unanimidade entre os especialistas como meio de prevenção de doenças. Manter uma rotina de atividades físicas faz bem para a saúde em geral e pode ser um hábito que irá prevenir diversas doenças.

Não fumar 
Muitas pessoas sabem que o cigarro faz mal para a saúde respiratória, mas não só ela. Fumar pode ser um dos fatores que aumentam a chance de desenvolver o câncer de próstata.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas  
Consumir álcool em excesso também é um dos fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer. 
Manter o peso sob controle
 
O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento não só desse tipo de câncer, mas também de outros. Por isso, fique de olho na balança!
Mesmo que você tenha uma vida saudável e regulada, nunca é demais lembrar que o diagnóstico precoce é a única forma de prevenção, então faça os exames ou incentive seus conhecidos próximos a fazerem. 

Se você deseja mais informações, procure o seu médico e baixe gratuitamente a cartilha “Câncer de Próstata Vamos falar sobre isso?” disponibilizada pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Gostou do texto? Não deixe de compartilhar com seus amigos e deixar um comentário abaixo.