A visão representa cerca de 85% da nossa interação e integração com os ambientes nos quais vivemos. A falta de cuidados pode comprometer a eficiência e produtividade no âmbito profissional e, neste Dia Mundial do Trabalho, separamos os cinco principais cuidados que devemos ter diariamente com nossos olhos para evitarmos complicações como irritabilidade dos olhos, dores de cabeça e fadiga visual.

Cuidado com a iluminação
A iluminação adequada é um dos principais cuidados que devemos tomar para evitarmos maiores complicações. Nossa visão não foi programada para lidar com a claridade de telas eletrônicas durante horas e horas. É importante ajustar o brilho de cada tela para que fique de acordo com a luminosidade do local. Além disso, existem tratamentos específicos para as lentes, como o Blue Filter, um antirreflexo de última geração capaz de reter os raios emitidos por celulares, smartphones, tablets e outros aparelhos eletrônicos, evitando assim à fadiga visual.

Faça pausas
Muitos usuários apresentam olhos irritados e ressecados, pois em situações de atenção, que exigem foco, piscam menos. Normalmente, piscamos em média 15 vezes por minuto (o necessário para uma boa lubrificação lacrimal). Porém, em situações como essa, a quantidade se reduz a quatro, cinco vezes por minuto, o que gera uma sobrecarga ocular. O recomendável é regular o uso de aparelhos eletrônicos e fazer intervalos de, pelo menos, 10 minutos para os olhos descansarem.


Lave bem os olhos

Ao menos uma vez por dia, tire um tempo para higienizar a área dos olhos. É importante remover as impurezas e secreções, pois podem causar irritação ou até mesmo uma conjuntivite indesejada. Além disso, lembre-se de higienizar as mãos antes de levá-las aos olhos, pois é a forma mais comum de bactérias e impurezas chegarem a eles.

Use colírio
Os tipos de colírio variam de acordo com a finalidade do usuário. Normalmente, algumas gotinhas de colírio são o suficiente para aliviar a irritação e ressecamento dos olhos. Porém, o uso frequente e sem recomendação médica, pode prejudicar a saúde ocular. Como qualquer outro medicamento, o colírio deve ser utilizado seguindo as determinações de um médico.

Use os óculos de segurança
O uso do óculos de segurança em ambientes que apresentam riscos de acidentes é de extrema importância. Em alguns casos, os olhos são constantemente expostos a uma série de fatores que podem irritá-los, como poeira, partículas estranhas e substâncias químicas. Sem a proteção adequada, há o risco de perda parcial ou total da visão. Os óculos de segurança evitam grande parte dos acidentes de trabalho.