Vento, ar-condicionado, poluição, poeira, fumaça, vírus, bactérias... Veja só a quanta coisa estamos expostos no dia a dia! E apesar de termos um eficaz sistema natural de proteção a tudo isso, nunca é demais tomar alguns cuidados quando o assunto é a higienização dos olhos.

Boas práticas nesse sentido ajudam a evitar secreções e inflamações, como conjuntivite, terçol e blefarite – inflamação das margens das pálpebras. Também, colaboram para manter a qualidade da lágrima, fator muito importante para a visão como um todo.

Por isso, listamos neste artigo cinco dicas essenciais de como você deve higienizar corretamente seus olhos e manter a boa qualidade visual.

1. Lave a região ocular logo após despertar

É uma questão de hábito. Higienizar os olhos assim que acorda, utilizando água corrente para os cílios e as pálpebras, é o básico. Além de água, você pode recorrer a soluções específicas (recomendadas sempre por um especialista) ou até mesmo xampu neutro. 

Essa manutenção diária é importante para que seja removida a oleosidade em excesso na região das pálpebras, causadora de inflamações e da proliferação de bactérias.

2. Lubrifique os olhos

Você fica muito tempo olhando para a tela do celular ou do computador? Trabalha em ambiente com ar-condicionado? A sensação de olho seco é comum a quem vive situações como essas. Só que nem por isso é indicado sair pingando qualquer colírio lubrificante. 

O oftalmologista saberá indicar a solução correta para o seu caso. A automedicação pode ser bem perigosa, levando a conjuntivite química, ceratite medicamentosa e, em condições mais extremas, ao olho vermelho crônico ou hipertensão arterial.

3. Utilize óculos escuros

Não é somente para compor aquele belo visual que os óculos escuros servem. Uma boa lente com proteção UV vai ajudar a proteger seus olhos naquele dia de sol forte, mas também vai servir como uma barreira importante para vento, fuligem e poeira que as pálpebras e os cílios não conseguem bloquear.

4. Usa lentes de contato? Redobre o cuidado

Quem utiliza lentes sabe que é preciso ficar atento não só aos olhos, mas também às mãos. Sim, o “põe e tira” diário precisa de um cuidado central: lavar as mãos toda vez que for colocar as lentes, seja com água e sabão ou álcool em gel.

Outro ponto importante é a higiene das próprias lentes. Você deve buscar soluções que extraiam os resíduos causadores de irritação ocular, assim como bactérias que possam proliferar e causar graves infecções.

5. Utiliza maquiagem? Atenção a essa dica 

Por mais que os fabricantes de maquiagem façam diversos testes, antes de lançar qualquer produto no mercado, a maquiagem é um ponto de atenção para a higiene dos olhos.

O hábito de retirar a maquiagem (com itens indicados para tal) antes de dormir é altamente recomendado, pois todas têm seu tempo máximo de exposição aos olhos. A exposição prologada pode causar inflamações tanto nas pálpebras como nas córneas. 

Deu para notar como é importante higienizar os olhos? Leve essas dicas como hábito na sua vida e verá os resultados em pouco tempo.