No início desta semana tivemos uma data muito significativa: O Dia Mundial de Combate ao Câncer. O dia 8 de abril foi escolhido como data para conscientização sobre os cuidados e prevenção da doença que atinge milhares de pessoas a cada ano.

No Brasil, durante 2018, foram estimados aproximadamente 600 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Estes números demonstram a importância de algumas mudanças na nossa rotina e do nosso estilo de vida para nos protegermos e prevenirmos a doença.


Mulher consultando o oftalmologista


Quando se trata dos olhos, o melanoma ocular é o câncer mais comum que os afeta e, assim como o câncer de pele, pode ser causado por exposição excessiva à radiação solar. Os raios UV podem provocar queimaduras na córnea, catarata e, em algumas situações, podem levar até mesmo à cegueira.  

O melanoma ocular é uma doença silenciosa, dificilmente detectada. Muitos pacientes não apresentam sintomas, a menos que a doença se desenvolva e se torne mais avançada. Por isso, o cuidado e proteção dos olhos são muito importantes. Ir ao oftalmologista regularmente é a melhor forma de detectarmos e tratarmos qualquer anomalia em nossa visão. Além disso, é recomendável adotarmos o hábito de protegermos os olhos usando um óculos solar de qualidade, que conte com filtro de proteção UVA e UVB.


Saúde dos olhos


Aproveite a semana da saúde! Marque uma consulta com seu oftalmologista para checar a saúde dos seus olhos e visite uma de nossas lojas GrandVision para garantir um óculos de sol de qualidade. Juntos combatemos o câncer!