Diante da correria da rotina entre a vida pessoal e o trabalho estamos em contato diariamente com maus hábitos e nem percebemos como eles podem ser prejudiciais para a nossa visão.

Ao adotarmos pequenas atitudes mais saudáveis, além de evitar dores, é possível impedir a criação de anomalias graves e consequentemente de procedimentos e/ou cirurgias futuros.

Entre as práticas que mais desgastam a visão, as mais comuns são:



TABAGISMO

Um dos vícios que mais danificam os nossos olhos, os componentes do cigarro prejudicam a circulação de sangue no corpo e, consequentemente, a quantidade de oxigênio e outros nutrientes que acabam não chegando aos olhos. Isso aumenta o risco de cataratas, queda das pálpebras e doenças que podem levar à cegueira.


MÁ ALIMENTAÇÃO

É preciso cuidar da alimentação! Enquanto o excesso de sangue e de carboidratos podem causar diabetes e levar à cegueira, não lavar verduras e não cozinhar as carnes corretamente pode transmitir toxoplasmose e, consequentemente, inflamação ocular. 

Apostar em uma dieta variada e com todos os nutrientes já é o suficiente para renovar os tecidos da região ocular.


PEQUENAS LESÕES

Atividades de casa como limpar a sala ou o contato com produtos que liberam partículas químicas ou poeira atingem nossos olhos e causam desconfortos que, futuramente, podem se mostrar ainda mais prejudiciais. 

Usar elementos de proteção como óculos e luvas evitam que a região ocular entre em contato com os químicos e poluentes.



EXCESSO DE TEMPO NA FRENTE DE TELAS

Com o excesso de dispositivos como notebooks, tablets, celulares, relógios digitais, não desgrudar os olhos das telas causa desconfortos como dores de cabeça, visão embaçada, olhos cansados e irritados, lacrimejamento, vermelhidão, entre outros.

Para diminuir o risco, especialistas recomendam se distanciar 50 cm de monitores por cinco minutos a cada uma hora de uso, além de tentar piscar mais durante o contato.



RAIOS UV

A exposição à luz solar pode afetar a córnea, a lente, a conjuntiva, a mácula e a pálpebra causando catarata, queimaduras e até câncer. 

Acompanhar a saúde da sua visão com consultas regulares ao oftalmologista traz segurança e utilizar óculos escuros com proteção UVA e UVB diminuem a incidência de raios solares diretamente nos nossos olhos.