O outono chegou e com ele chegam também algumas alergias oculares, comuns para essa época, que começam a irritar os nossos olhos. Isso acontece porque a membrana, uma película fina que cobre a superfície dos olhos, fica exposta na maior parte do tempo e, em contato com algumas substâncias, pode desencadear reações alérgicas. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), de 15% a 20% da população mundial sofre com algum tipo de alergia ocular. A incidência é mais comum naquelas que já possuem outras alergias como asma alérgica, sinusite e bronquite. Com alguns cuidados simples, você pode diminuir a chance dos seus olhos ficarem irritados. Confira:

Mantenha-se hidratado

No outono a umidade relativa do ar cai bastante na maior parte do Brasil e os seus olhos também sentem os efeitos do tempo mais seco. A água é essencial para a manutenção de todas as partes do corpo, inclusive dos olhos, e você deve ingerir uma quantidade mínima de 2 litros por dia, segundo especialistas. Tenha sempre a sua garrafinha de água por perto para manter-se hidratado. :)

Lave as mãos com frequência

Muitas vezes, sem perceber, levamos as mãos aos olhos e, com isso, uma infinidade de bactérias chegam à região ocular, que é bastante sensível. Lave as mãos regularmente para evitar a proliferação de bactérias nocivas ao olhos. Outra boa alternativa é levar álcool em gel na bolsa e fazer a higienização periódica onde estiver.

Atenção redobrada às roupas de cama

Higienize as roupas de cama com frequência para evitar o acúmulo de ácaros. Você também pode utilizar capas antialérgicas para evitar o acúmulo de pó e diminuir a chance de desenvolver alergias.

Mantenha a casa bem ventilada

Isso irá evitar que haja acúmulo de ácaro e mofo, dois dos principais vilões das alergias oculares.

Hidrate os olhos

O outono tem como uma de suas características o tempo seco e muitas vezes os nossos olhos ficam sem hidratação. Utilizar colírios e lágrimas artificiais, sempre com orientação do médico oftalmologista, podem ser boas opções para manter a sua saúde ocular em dia.

Atenção: não lave os olhos com soro fisiológico! Essa solução contém sódio e isso pode irritar ainda mais os seus olhos. Na dúvida, procure sempre a orientação de um profissional capacitado.



Respire mais ar puro

No dia-a-dia das grandes cidades a poluição, somada ao tempo seco do inverno, também prejudica a nossa saúde ocular. Separe um tempinho da sua semana para passear em um parque, por exemplo. Seus pulmões e olhos agradecem. :)