Dependendo do nível da sua saúde ocular, usar óculos pode ser a melhor forma de cuidar da sua visão. Auxiliando a corrigir erros de refração e evitando uma série de desconfortos, seu uso só pode ser indicado após diagnosticado por um oftalmologista. 

No entanto, assim como qualquer tratamento médico, o ideal é consultar um especialista pelo menos uma vez por ano para garantir que sua visão esteja sempre protegida, uma vez que é muito comum ficar com o mesmo óculos por muito tempo e, muitas vezes, não acompanharmos caso haja aumento do grau. Será que esse não é o seu caso?

Listamos 5 sinais para você descobrir se está na hora de mudar de óculos. Confira!

TIRAR E COLOCAR O ÓCULOS CONSTANTEMENTE

O objetivo do uso do óculos é gerar conforto para sua visão na hora de enxergar para que, assim, você possa usá-lo basicamente o dia todo. No entanto, se chega uma hora em que você se incomoda a ponto de preferir tirá-lo ou até chega a sentir dores de cabeça, é possível que seu grau tenha mudado e você não esteja mais adaptado com a armação.

A ARMAÇÃO NÃO SE ADAPTA MAIS AO ROSTO

Se a sua armação começa a gerar pequenos incômodos como aperto atrás das orelhas, começa a escorregar pelo nariz ou deixa a região marcada, como se estivesse pesada, bom… a gente não precisa dizer mais nada, né?

OLHANDO POR CIMA DAS LENTES?

Um dos sinais que você encontrou o modelo de óculos de grau perfeito para o seu rosto é quando a armação superior fica na mesma linha das sobrancelhas e, ao mesmo tempo, cobre toda a região ocular. Se os seus óculos ficam largos, é necessário enxergar por cima da lente, o que pode desenvolver outro erro de refração.

EVITAR EM MOMENTOS DE LAZER

Se o diagnóstico demanda que você use o óculos em todos os momentos para corrigir algum erro, ele também vale para os momentos de descanso e lazer, como ir ao cinema e também para ler um livro. Se você está optando por viver nestes momentos com uma visão piorada ao invés de usar seu óculos de grau, é melhor trocá-lo e rápido.

LENTES SUJAS COM FREQUÊNCIA

É comum as lentes sujarem com frequência, principalmente no período de adaptação ao uso do óculos de grau. No entanto, se você estiver seguinte todas as recomendações de limpeza e mesmo assim, as lentes aparentam estar sujas, é porque elas estão gastas demais, perdendo o brilho e a transparência.