Fim de ano é a época em que boa parte das pessoas vão viajar. Seja para praia, campo ou cidade, confira algumas dicas para você  conservar os seus óculos de grau, sol e lentes de conato.

Lentes de contato

1. Se você gosta de lentes reutilizáveis, aposte na opção de viagem. É mais prática e cabe perfeitamente na sua bagagem.

2. Se for viajar de avião, certifique-se de ter sua solução de limpeza para lentes na bagagem de mão, caso seus olhos fiquem ressecados ou sua bagagem seja extraviada.

3. Compre suas lentes de contato com proteção UV. Desta forma, se você perder os óculos de sol, seus olhos continuarão protegidos.

4. Sempre mantenha seu porta-lentes com você. Nunca deixe no hotel, pois ele pode ser contaminado.

5. Leve sempre um par extra de lentes ou um óculos de grau com você. Caso aconteça algum imprevisto, como ficar mais tempo longe do hotel do que imaginava, vale a pena estar prevenido!

Óculos de Grau

1. Não limpe as lentes nas suas roupas, à primeira vista pode parecer mais rápido e prático, mas o tecido de algumas roupas pode causar riscos irreversíveis nas lentes.

2. Tenha em mente qual é o tipo de lente que você usa. Pode ser em policarbonato, orgânica ou cristal, cada uma tem um cuidado diferente de limpeza e de como guardá-las.

3. Lave as suas lentes! O melhor a fazer é limpá-las na água corrente, morna ou fria, com apenas uma gota de sabão líquido neutro, com a ponta dos dedos. Depois seque com um pano de microfibra ou similar. Outra boa opção são os sprays de limpeza, porém, atenção! Lavar as lentes com muita frequência pode acabar inutilizando a película protetora.

4. Resista à tentação de colocar seus óculos na cabeça, no painel de carro, ou em qualquer lugar que possa prejudicá-los, tanto na deformação da armação ou na exposição à luz do sol.

5. Leve um par de óculos ou lentes de contato reserva. Essa é asegurança de não ficar nenhum dia sem enxergar bem caso algo aconteça algum imprevisto

Óculos de Sol

1. Guarde seus óculos de sol em uma embalagem segura, principalmente se eles estiverem em malas que você precisa. Existe uma variedade imensa de estojos e com certeza um deles vai servir direitinho para os seus óculos.

2. Mesma regra para os óculos de grau: se não estiver usando os óculos, não os deixe no topo da cabeça. Com o tempo, esse hábito pode desalinhar as lentes, arranhá-las, além de aumentar o risco de quedas.

3. Evite deixar os seus óculos expostos às altas temperaturas, como dentro do porta-luvas do carro, por exemplo. Apesar deles serem feitos de material resistente, específicas para o calor, temperaturas muito elevadas podem deformar tanto as armações, quanto as lentes.

4. Vai pra praia? Cuidado redobrado com seus óculos! Afinal há sempre o risco de cair na areia ou na água do mar!

 

5. A dica mais importante de todas: aproveite muuito as férias para descansar os olhos, o corpo e a mente. Você merece! :)