Azuis, castanhos, verdes, pretos, cinzas… Nossos olhos carregam uma genética e sua cor depende das substâncias que se encontram na íris, a parte colorida deles. O que muitos não sabem é que a cor pode influenciar em muitas coisas. Confira as cinco curiosidades que separamos para você:

Depende da melanina no seu corpo
A melanina é uma proteína que encontramos nas células do corpo. É ela que determina a cor da nossa pele, cabelo e olhos. Quanto mais melanina um corpo produz, mais escuros tendem a ser os olhos daquela pessoa, ou seja, pessoas com olhos claros possuem pouquíssima melanina na íris.

Seus olhos podem mudar de cor
Os olhos possuem vários músculos que se expandem e se contraem, dependendo da quantidade de luz. Quando estamos em um lugar com pouca iluminação, a pupila aumenta para captar mais luz, para podermos enxergar com mais clareza. Quando contrário, em casos de muita luz, a pupila reduz seu tamanho, filtrando a quantidade necessária de entrada de luz. Quando estes movimentos acontecem, os pigmentos da íris são comprimidos ou espalhados, fazendo com que a cor dos olhos mude rapidamente.


Os filhos não necessariamente terão a cor dos olhos dos pais
Nosso DNA possui uma mistura de genes, dos nossos pais, avós e parentes de outras gerações. Por isso, mesmo que seu DNA tenha vindo dos seus pais, a cor dos seus olhos pode ser diferente. Na íris há uma combinação de substâncias que podem vir de seus pais e também de genes distintos.

O padrão de nossa íris é completamente único
Cada íris possui uma identidade única, como uma digital. É quase impossível encontrar outra pessoa no planeta com olhos idênticos aos seus. É por isso que as tecnologias de identificação estão desenvolvendo o bloqueio ou desbloqueio de aparelhos através da leitura da íris.

Seus olhos dizem muito sobre sua personalidade, hábitos e saúde
Muitos estudos dizem que existem características específicas na cor dos olhos que revelam o quanto as pessoas são confiáveis, a quantidade de dor que podem suportar, se consomem álcool ou não… Revelam até mesmo como anda a sua saúde!

A iridologia é uma técnica de medicina alternativa que faz diagnósticos a partir dos padrões das íris dos pacientes.