Ahhh, os anos 90! Nem parece, mas já faz quase três décadas do início dessa época que ficará guardada eternamente em nossos corações. Algumas tendências, evoluções tecnológicas e objetos ficaram eternizados nesse período e se tornaram praticamente sinônimos da era noventista. Confira a nossa lista de ícones e veja se você realmente viveu a década intensamente.


Óculos Mini

Se nos anos 2000 os maxi óculos reinaram absolutos, os óculos mini eram os queridinhos dos fashionistas nos anos 90 e voltaram a bombar ultimamente. Na novela Verão 90, uma febre da teledramaturgia atual, podemos ver bem como esses óculos casam perfeitamente com os looks das personagens Manuzita e Vanessa.

Referência: 8719154460241

Referência: 8719154460265

Referência: 8719154460258

Referência: 8719154460210

Mom Jeans

Você já riu bastante das roupas dos anos 90 vendo sua mãe nos álbuns de família, mas hoje usa muuuuito as mom jeans que a gente sabe. 90's back, baby.


Esse modelo de Melissa

Não conheço nenhuma menina que não tenha tido pelo menos uma Melissa Aranha na infância, e você?


Este prendedor de cabelo

Que a primeira vista mais parece um instrumento não-identificado, mas que segurava bem as madeixas volumosas, bem populares nos anos 90.


Gargantilhas

Uma verdadeira febre noventista que conquistou o pescoço de muitas garotas. Seu look não estaria completo nos anos 90 sem as famosas gargantilhas que mais pareciam uma tatuagem. Quem lembra?

Disquete

Parece que não, mas não faz taaaanto tempo assim que os disquetes eram o meio mais comum de transferir e armazenar os nossos arquivos. Hoje, nossas fotos, músicas e até documentos ficam na nuvem e até os pen drives estão caindo em desuso.

CD


O CD foi oficialmente lançado no Brasil em 1986, mas foi na década de 90 que ele viveu seu auge e também o começo de sua decadência. Com a comercialização de músicas por plataformas digitais hoje é bem mais raro a gente sair pra comprar CDs, mas dá uma nostalgia boa...

Fitas VHS

Hoje a Netflix e outros serviços de streaming reinam absolutos nas casas de todo mundo, mas na década de 90, o VHS era a forma mais usada para assistir aos nossos clássicos favoritos. O Rei Leão, Titanic - que vinha dividido em 3 fitas -  e até a fita da sua formatura que sua mãe sempre fazia questão de mostrar para os parentes quando eles iam na sua casa (quem nunca?). Havia todo um ritual antes de assistir ao filme propriamente dito, que basicamente envolvia: ir até a locadora do bairro e escolher a fita (isso às vezes levava horas), estourar a pipoca na panela, reunir a com a galera pra ver o filme e a parte mais chata de todas: ter que rebobinar o filme pra não levar multa na hora de devolver.

Tamagochi/Bichinho virtual

Antes da popularização em massa dos consoles de video games no Brasil, os bichinhos virtuais fizeram muito sucesso entre as crianças nos anos 90. Ele é praticamente um tio-avô do jogo The Sims e deixa muita saudade até hoje. Quem nunca deixou o bichinho morrer porque esqueceu de dar comida pra ele que atire a primeira pedra.

Tazo

Nada como aquela expectativa de abrir o salgadinho e encontrar o Tazo que faltava para a sua coleção... Ou reunir os amigos para bater Tazos na rua. Saudades.

Discman

A última novidade em tecnologia dos anos 90, o Discman era objeto de desejo de 11 em cada 10 jovens nessa década. Dava pra ouvir o seu CD da dupla Sandy e Junior, Linkin Park, Spice Girls e tantos outros artistas que fizeram muito sucesso na época. A única parte ruim era quando as músicas pulavam quando você passava em um buraco na rua.

Internet Discada

Foi nos anos 90 que a internet começou a ter a forma como a conhecemos hoje, mas antes da banda larga, a gente precisava escolher entre telefonar e navegar na rede ou conectar depois de certo horário para não pagar uma fortuna na conta telefônica (geralmente altas horas da noite). A velocidade de download não era uma coisa que poderíamos chamar de rápida. Dependendo do tamanho do arquivo, precisávamos ter bastante paciência para completar o download (isso quando o sinal de internet não caía e a gente tinha que baixar do zero). Isso não deixa saudades. :D



Gostou da nossa lista? Tem mais alguma coisa que te faz lembrar os anos 90? Deixa nos comentários abaixo.